O que são cartões de crédito sem anuidades

Existem muitas entidades bancárias emissoras de cartões de crédito. No entanto, a maioria dessas instituições obriga ao pagamento de um valor anual, denominado de anuidade. Mas não é sempre assim. Apesar da maioria o fazer, há entidades bancárias que não exigem a anuidade do cartão. A esses cartões chamamos de cartões de crédito sem anuidades. Infelizmente ainda são raros, mas como veremos à frente, não tem grande sentido o pagamento destas taxas. Há ainda as entidades bancárias que obrigam ao pagamento da anuidade nos seus cartões, mas mediante negociação e rendimentos elevados, podem isentar o cliente desse pagamento.

Qualquer entidade bancária pretende que os seus clientes tenham um cartão de crédito. Aliás, há cada vez mais publicidade e promoção para a adquirir estes produtos financeiros. Seja uma operadora, um administrador de cartões de crédito ou um banco, eles só têm a ganhar com a contratação e utilização destes cartões. O lucro para estas empresas advém das taxas associadas às transações com cartões de crédito e aos juros pelos pagamentos parcelares das dívidas. Assim, torna-se difícil compreender o pagamento de uma taxa anual, que em muitos casos, leva a que muitas pessoas mudem de ideias quanto ao cartão de crédito. Um cartão de crédito, além de vantajoso para o banco, é também vantajoso para o utilizador, e ainda, para o comerciante. Sendo assim, os cartões de crédito sem anuidades deveriam ser a regra e não a exceção. Se tem um cartão de crédito, procure negociar com o seu banco a isenção dessa taxa.

Aderir a um cartão de crédito sem anuidades.

Há algumas maneiras de conseguir fazer um cartão de crédito sem anuidades. Uma delas é aderir a um cartão que associe débito e crédito. Já que um cartão de débito não tem anuidade, logo, o pagamento da anuidade do cartão será menor que num cartão unicamente de crédito. Além desta forma, há ainda bancos que oferecem cartões de crédito sem anuidades. Um desses exemplos é o Banco do Brasil que, mediante a condição de ter dois cartões de crédito de bandeiras diferentes, isenta-o do pagamento de anuidades. Há ainda outra forma de ter um cartão de crédito sem anuidades. Negoceie com o seu banco, e caso não cedam neste ponto, ameace a mudança para outro banco. Como já mostramos atrás, é de todo o interesse do banco continuar a tê-lo como cliente, e como tal, muitas vezes é o suficiente para o isentarem de anuidades.

Cartões de crédito sem anuidades:

  • Santander Free (neste cartão é necessário consumo mínimo, que consiste numa compra feita com o cartão);
  • Hipercard (neste cartão não é necessário fazer qualquer consumo mínimo para ter a anuidade grátis);
  • Petrobras Visa Internacional;
  • Cartão de Crédito Saraiva.